Topo

China prende 26 suspeitos por roubos a tumbas e recupera relíquias valiosas

19/08/2018 15h01

CULT-CHINA-ROUBO-TUMBAS:China prende 26 suspeitos por roubos a tumbas e recupera relíquias valiosas

PEQUIM (Reuters) - A China prendeu 26 suspeitos e recuperou quase 650 relíquias culturais roubadas de um antigo cemitério na província de Qinghai, informou o Ministério da Segurança Pública neste domingo.

A agência de notícias oficial do país, Xinhua, disse que especialistas acreditam que muitos dos itens recuperados são de "tremendo valor histórico", pois mostram interações culturais entre o Oriente e o Ocidente durante o período inicial da dinastia Tang.

Acredita-se que os suspeitos escavaram ilegalmente itens das tumbas de Dulan, que ficam ao longo da antiga Rota da Seda, e depois organizaram suas vendas.

Diversas das prisões foram feitas nas províncias mais ao leste, após uma investigação que começou em 2017, disse o ministério.

Um oficial da polícia falando na rede estatal CCTV disse no domingo que os criminosos, dois dos quais estavam na lista de "mais procurados" da polícia, estavam pedindo até 80 milhões de iuanes (11,6 milhões de dólares) por seus itens saqueados.

Dos 646 itens recuperados, 16 foram classificados como relíquias culturais de primeira classe, de acordo com um comunicado do ministério.

(Por Tom Daly)