Topo

Funeral de Aretha Franklin é marcado para 31 de agosto em Detroit

A música "Respect", de Aretha Franklin, se tornou um hino feminista e da luta por direitos civis nos Estados Unidos - BBC
A música 'Respect', de Aretha Franklin, se tornou um hino feminista e da luta por direitos civis nos Estados Unidos Imagem: BBC

Steve Gorman

Los Angeles (EUA)

17/08/2018 19h47

Um funeral para a cantora de soul Aretha Franklin foi agendado para 31 de agosto em Detroit, após uma visita pública de dois dias a seu caixão, e o corpo será sepultado em um túmulo de família, disseram parentes nesta sexta-feira através de um agente.

Aretha, filha de um pregador batista e que tinha uma voz poderosa que a tornou a "Rainha do Soul" com canções de sucesso como "Respect" e "Chain of Fools", morreu na quinta-feira aos 76 anos, após uma batalha contra o câncer de pâncreas.

A cantora vencedora do Grammy, que nasceu em Memphis, Tennessee, cresceu em Detroit depois de se mudar para lá com a família de Buffalo, Nova York. Ela começou a cantar em apresentações gospel do pai quando era adolescente.

O corpo de Aretha será enterrado no cemitério Woodlawn, em Detroit, em 31 de agosto, após um funeral pela manhã no Greater Grace Temple, mas a participação será limitada a familiares e amigos.

Seu caixão deve ser enterrado junto com os restos mortais de seu pai, o reverendo C.L. Franklin, e seu irmão, Cecil Franklin, e as irmãs Carolyn e Erma Franklin.

Antes do funeral, haverá uma exibição pública do corpo de Aretha em 28 e 29 de agosto no Museu Charles H. Wright de História Afro-Americana em Detroit, de acordo com o cronograma.

Gwendolyn Quinn, porta-voz da família, disse acreditar que a exibição ocorrerá com caixão aberto, mas que esses acordos ainda não haviam sido finalizados.