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Após 5 anos de crise, MTV americana começa a ressurgir investindo em ativismo

Elenco de  "Jersey Shore: Os Originais" - Divulgação
Elenco de "Jersey Shore: Os Originais" Imagem: Divulgação

Jill Serjeant

De Los Angeles (EUA)

08/08/2018 13h21

Voltada ao público jovem, a MTV está ressurgindo graças à retomada de reality shows, como o polêmico "Jersey Shore: Os Originais".

O canal que deu voz à campanha "Rock the Vote" nos Estados Unidos nos anos 1990 e abordou temas como aborto e Aids em "Na Real" está assumindo seu perfil ativista novamente em meio a uma nova onda de adolescentes que buscam mudanças em áreas que vão do controle de armas aos direitos dos gays.

"A voz dos jovens está ficando cada vez mais alta, e isso nos inspirou a elevar o nosso nível", disse o presidente da MTV, Chris McCarthy, à Reuters.

Após cinco anos de quedas na audiência, o canal da Viacom teve quatro trimestres consecutivos de crescimento e sua melhor audiência no horário nobre de um terceiro trimestre em sete anos, segundo informações da Nielsen.

Os dados mostram um crescimento de 46 por cento no público-alvo da MTV, na faixa dos 18 aos 34 anos, em comparação com o mesmo período de 2017.

Entretanto, a audiência tradicional de TV entre norte-americanos de 18 a 24 anos despencou mais de 40 por cento desde 2012, segundo números de 2017 da Nielsen, uma vez que jovens passaram a se engajar mais com conteúdo por streaming, redes sociais e mídias digitais.

Em seu aniversário de 35 anos, a MTV está respondendo a essas mudanças com uma nova programação abordando temas como abuso de drogas, imigração e política.

McCarthy, que assumiu o cargo em julho de 2016, diz que não há contradições entre questões sociais e programas como o ousado "De Férias Com o Ex" e o reality show anunciado recentemente com a atriz Lindsay Lohan.

"Parte da razão de sermos bem-sucedidos é porque a audiência está procurando escapismo e ativismo autênticos. É parte de nossa promessa fazer as duas coisas", disse McCarthy.

A MTV não demorou para apoiar os alunos de Parkland, na Flórida, que usaram redes sociais no início deste ano para protestar contra a violência armada após um ataque a tiros em sua escola.

A rede ficou fora do ar durante 17 minutos enquanto alunos saíam de escolas em todo o país, deixou suas contas do Facebook, Instagram e Snapchat nas mãos de jovens e ajudou a mandar 17 ônibus para Washington para a passeata "Marcha Por Nossas Vidas" em março.

No final deste ano a MTV lançará o evento anual Teen Trailblazers para homenagear os esforços de mais de uma dúzia de jovens que inspiram outros em questões que vão do meio ambiente aos direitos das mulheres, disse McCarthy.