Topo

Cantora cubana premiada estreia versão de ópera Carmen passada na Havana revolucionária

08/08/2018 15h37

MUSICA-CANTORA-CARMEN:Cantora cubana premiada estreia versão de ópera Carmen passada na Havana revolucionária

Por Hanna Rantala

LONDRES (Reuters) - Albita Rodríguez, cantora premiada com o Grammy, é uma intérprete tão celebrada de música cubana que, quando uma nova versão da ópera Carmen foi produzida tendo a Havana revolucionária como cenário, um papel foi criado especialmente para ela.

Albita vive a Señora em Carmen La Cubana, uma produção da ópera do século 19 de Georges Bizet que estreia em Londres neste mês como parte de uma turnê mundial que começou em Paris em 2016.

"É muito comovente e muito empolgante, e também sinto uma grande responsabilidade, de certa forma eu conduzo a história. Estou contando a história e recriando-a", disse ela à Reuters sobre seu papel.

"Há mambo, chachacha, guajira, danzón, música afrocubana de santería. Ela (a ópera) passa por quase todos os gêneros de música cubana, e a verdade é que é um trabalho maravilhoso".

Carmen é só o capítulo mais recente de uma carreira notável. Albita nasceu em Havana em 1962, filha de pais cantores de música cubana folclórica. Ela ganhou fama em Cuba, mas sua carreira decolou quando ela chegou à cidade norte-americana de Miami em 1993.

"Parti porque sou contra... a ditadura comunista de Cuba... mas acredito muito na cultura cubana, desde que era criança... acredito na música e investi nela porque sinto orgulho da minha cultura e do meu país".

Desde então ela se apresentou em todo o mundo, fez amizade com astros como Madonna e Gianni Versace e lançou oito discos, dois dos quais conquistaram prêmios Grammy.