Topo

Ator Alan Alda revela estar com Mal de Parkinson, mas se diz otimista

31/07/2018 15h42

GENTE-ALDA-PARKINSON:Ator Alan Alda revela estar com Mal de Parkinson, mas se diz otimista

Por Diana Kruzman

NOVA YORK (Reuters) - O premiado ator Alan Alda revelou nesta terça-feira que tem Mal de Parkinson, dizendo que não quer que a revelação de que tem a disfunção no sistema nervoso seja contada "de um ponto de vista triste".

O astro de 82 anos da série de televisão "M*A*S*H" disse no programa "CBS This Morning" que recebeu o diagnóstico mais de três anos atrás, mas que até agora a doença degenerativa não o impediu de atuar ou buscar outras oportunidades na carreira.

    "Tenho uma vida mais rica do que vinha tendo até agora", disse ele no "CBS This Morning".

    Alda, vencedor de seis prêmios Emmy e do Globo de Ouro, é conhecido principalmente pelo papel de Hawkeye Pierce em "M*A*S*H", uma comédia dramática da rede CBS que transcorre durante a Guerra da Coreia.

    Ele também escreveu e dirigiu vários episódios do seriado, que foi exibido entre 1972 e 1983, e mais tarde apareceu em outras séries de TV, peças de teatro e filmes. Em 2004 ele foi indicado a um Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme "O Aviador".

Ele disse no programa matutino que fez um teste da doença depois de notar o que acabaram sendo os sintomas iniciais do Parkinson, que afeta os movimentos e muitas vezes provoca tremores incontroláveis.

    Alda acrescentou que decidiu anunciar o diagnóstico publicamente depois de ver seu dedão tremendo em uma aparição na TV, dizendo que quer contar às pessoas que está otimista com o futuro.

"Bem no começo, ficar imobilizado de medo e pensar que a pior coisa aconteceu com você ? não aconteceu com você. Ainda existem coisas que você pode fazer".