Topo

Príncipe Harry e Elton John iniciam campanha de conscientização sobre HIV entre homens

24/07/2018 12h58

GENTE-HARRY-ELTONJOHN-HIV:Príncipe Harry e Elton John iniciam campanha de conscientização sobre HIV entre homens

AMSTERDÃ (Reuters) - O príncipe britânico Harry se juntou ao cantor Elton John nesta terça-feira para lançar uma campanha de conscientização sobre HIV entre homens, alertando que uma "complacência perigosa" em relação ao vírus ameaça os esforços para eliminá-lo.

O projeto bilionário "MenStar" visará homens que vivem com o HIV ou correm risco de contraí-lo na África subsaariana, que vem sendo devastada pela Aids desde os anos 1980.

"A coalizão MenStar está enfrentando corajosamente a causa central deste problema: a falta de conscientização sobre a prevenção de HIV entre homens difíceis de alcançar", disse Harry durante a 22ª Conferência Internacional sobre Aids em Amsterdã.

Falando no lançamento do projeto, que também contou com a presença da atriz sul-africana Charlize Theron e de Ndaba Mandela, neto do falecido presidente da África do Sul Nelson Mandela, Elton John disse: "Se queremos acabar com a Aids de uma vez por todas, precisamos fazer dos homens parte da solução".

Cerca de 36,7 milhões de pessoas de todo o mundo têm HIV, de acordo com números de 2016 citados pela Unaids, a agência de combate ao HIV e Aids da ONU. Menos da metade dos homens que têm HIV recebem tratamento, frente a 60 por cento das mulheres, segundo a Unaids.

"É hora de surgir uma coalizão global para ensinar os homens a se protegerem. E, ao fazê-lo, os ensinará a proteger melhor não só suas esposas e namoradas, irmãs e filhas, mas também, crucialmente, seus irmãos e filhos", disse o cantor britânico.

Neste mês, a Unaids disse que a luta contra o HIV e a Aids "está saindo dos trilhos" e que, embora as mortes estejam diminuindo e os índices de tratamento aumentando, os índices de novas infecções de HIV ameaçam os esforços para derrotar a doença.

O príncipe Harry disse que o lançamento da campanha ocorreu "em um momento no qual novas soluções enérgicas e inovadoras são mais necessárias do que nunca".

O "MenStar" tem apoio do programa Pepstar do governo norte-americano e da Fundação Bill e Melinda Gates.

         (Reportagem de Verity Crane)