Trecho mais antigo da "Odisseia" de Homero é descoberto na Grécia
Arqueólogos da Grécia descobriram o que acreditam ser o fragmento mais antigo conhecido da "Odisseia", poema épico de Homero.
Uma equipe de pesquisadores gregos e alemães o encontrou em uma placa de argila entalhada na Antiga Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos localizado na península do Peloponeso, informou o ministro da Cultura grego nesta terça (10).
Ele contém 13 versos do Canto 14 da Odisseia, no qual seu herói, Ulisses, se dirige a seu amigo de toda a vida, Eumeu. Estimativas preliminares situam a descoberta na era romana, provavelmente antes do século 3 d.C.
A data ainda precisa ser confirmada, mas mesmo assim a placa é "um grande documento arqueológico, epigráfico, literário e histórico", disse o Ministério.
A "Odisseia", 12.109 linhas de poesia atribuídas ao antigo poeta grego Homero, conta a história de Ulisses, rei de Ítaca, que vaga durante dez anos tentando voltar para casa após a queda de Troia.
A "Odisseia" é o segundo grande poema creditado a Homero —o outro é a "Ilíada". Estudiosos avaliam que foi escrito entre 675 e 725 a.C., e ele é amplamente considerado como uma das maiores obras da literatura mundial.
Primeiro transmitida oralmente, a epopeia, que teria composto a Ilíada e a Odisseia no fim do século 8 a.C., foi transcrita antes da era cristã em rolos antigos, dos que só restam alguns fragmentos encontrados no Egito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.