Topo

Gaultier provoca na Semana de Alta Costura de Paris com desfile de ode ao fumo

04/07/2018 17h13

MODA-GAUTIER-FUMO:Gaultier provoca na Semana de Alta Costura de Paris com desfile de ode ao fumo

PARIS (Reuters) - Com smokings sensuais e um vestido que parecia flutuar acima da passarela, o estilista francês Jean Paul Gaultier celebrou o fumo em todas as formas nesta quarta-feira com um desfile repleto de cutucadas sutis em atitudes excessivamente rígidas.

Novas versões do "Le Smoking" ? os smokings para mulheres popularizados pelo falecido costureiro francês Yves Saint Laurent nos ano 1960 ? dominaram a coleção de Alta Costura, que mostrou combinações em preto e branco de casacos e vestidos pregueados, por exemplo.

O designer usou o fumo como inspiração para um vestido transparente decorado com ornamentos espiralados e um vestido de noite com uma cauda leve como uma pluma que lembrava uma vespa e parecia capaz de desaparecer em pleno ar ao rodopiar na passarela.

Gaultier, autodeclarado "enfant terrible" do mundo da moda, também se referiu deliberadamente a uma época em que o fumo era aceito mais amplamente.

"Eu não fumo, mas sempre vivi cercado de pessoas fumando", contou ele depois do desfile em Paris.

"Não digo 'fume ou não fume', é só que as pessoas deveriam fazer o que querem."

A França proibiu o fumo em locais públicos em 2006, ecoando restrições impostas por autoridades de muitos outros países por motivos de saúde.        

A coleção também contou com uma dupla de modelos dos dois sexos andando no mesmo passo e exibindo o peito por trás de tecidos transparentes com o slogan "Libertem o mamilo".

Gaultier disse ter sentido que a sociedade deu alguns passos para trás depois dos movimentos de protesto "vale-tudo" das feministas nos anos 1960 e 1970.

"Agora voltou a existir um tipo de puritanismo. Já eu sou a favor do sutiã, mas... obrigar as pessoas a usarem um sutiã, não, não sou nem um pouco a favor disso", acrescentou o estilista, famoso por criar um traje de palco para a cantora Madonna com um sutiã em forma de cone.

A marca Gaultier é de posse da empresa espanhola de moda e fragrância Puig.

A Semana de Alta Costura de Paris ? na qual um clube seleto de grifes apresenta suas criações únicas e exibe algumas de suas peças mais elaboradas ? vai até 5 de julho. Na quinta-feira grandes marcas de joias apresentam suas coleções.

(Por Sarah White)