Topo

Fãs comemoram 70 anos do primeiro LP com novas cópias de disco histórico

20/06/2018 11h38

MUSICA-LP-70ANOS:Fãs comemoram 70 anos do primeiro LP com novas cópias de disco histórico

Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) - No porão da Biblioteca Britânica, o curador Andy Linehan inspeciona o item mais recente de um imenso arquivo de cilindros fonográficos, cassetes, LPs e CDs --um disco de vinil que fez história na música.

Lançado nos Estados Unidos em 1948, o Concerto em Mi Menor de Mendelssohn, interpretado pelo violinista Nathan Milstein com a Orquestra Filarmônica de Nova York, foi o primeiro LP de vinil de todos os tempos.

O disco de 12 polegadas e 33 1/3 rpm permitiu que peças mais longas fossem gravadas, mudando a maneira como a música era escutada.

"O fato de que o LP surgiu foi um grande passo para a gravação de música e para o ouvinte", disse Linehan, curador de música popular do arquivo de som da Biblioteca Britânica.

"Antes você só conseguia cerca de 3 minutos de um lado de um disco, e agora, por ter um sulco mais estreito e uma velocidade menor, você podia ter até 20 minutos, o que significava que podia ter uma composição clássica inteira de um lado de um disco... podia ter todo um conjunto de canções juntas em um disco".

Na quinta-feira se comemoram 70 anos desde que a Columbia Records lançou o LP, e a loja de música britânica HMV e a Sony Classical recriaram 500 cópias do concerto para presentear fãs, com uma réplica doada ao arquivo da Biblioteca Britânica.

(Reportagem de Marie-Louise Gumuchian; Reportagem adicional de George Sargent e Edward Baran)