Topo

Voz de Stephen Hawking será transmitida no espaço em mensagem de paz

15/06/2018 10h45

GENTE-STEPHENHAWKING-VOZ-ESPACO:Voz de Stephen Hawking será transmitida no espaço em mensagem de paz

LONDRES (Reuters) - A voz de Stephen Hawking será transmitida no espaço em uma mensagem de paz e esperança nesta sexta-feira, informou sua filha, no dia do funeral do físico britânico na Abadia de Westminster. 

O cientista mais reconhecido do mundo morreu em março aos 76 anos de idade, após uma vida inteira investigando as origens do universo, os mistérios dos buracos negros e a natureza do tempo. 

Suas cinzas serão enterradas entre os grandes cientistas britânicos Isaac Newton e Charles Darwin na Abadia de Westminster, local famoso há gerações pelas realizações de coroações reais, casamentos e funerais. 

Cerca de 1000 membros do público, selecionados por sorteio, se juntarão à família de Hawking para a cerimônia. A voz do físico também será enviada ao espaço pela Agência Espacial Europeia. 

"A transmissão será direcionada ao buraco negro mais próximo, o 1A 0620-00, que está em um sistema binário com uma estrela anã laranja bastante comum", disse a filha de Hawking, Lucy, à BBC. 

"É uma mensagem de paz e esperança, sobre união e a necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta".

Hawking será enterrado entre Newton, que formulou a lei da gravidade universal e estabeleceu os fundamentos da matemática moderna, e Darwin, cuja visionária teoria da evolução foi uma das principais descobertas científicas de todos os tempos. 

O enterro na parte de dentro da Abadia de Westminster é uma honra raramente concedida. Os enterros mais recentes no local foram o do cientistas Ernest Rutherford, pioneiro da física nuclear, em 1937, e de Joseph John Thomson, que descobriu os elétrons, em 1940. (Reportagem de Costas Pitas)