Topo

Moeda de ouro com imagem de George Washington será leiloada pela 1ª vez desde 1890

13/06/2018 12h17

ODD-MOEDA-LEILAO:Moeda de ouro com imagem de George Washington será leiloada pela 1ª vez desde 1890

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - Uma moeda única do século 18 com a imagem do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, deve arrecadar mais de 1 milhão de dólares ao ser leiloada em agosto, estimaram os responsáveis pelo leilão nesta quarta-feira. 

A moeda de 1792 nunca circulou como dinheiro, mas acredita-se que tenha sido apresentada a George Washington quando planos para construir a primeira Casa da Moeda norte-americana no período pós-independência estavam sendo elaborados. 

Washignton se recusou a ser retratado nas moedas, considerando o conceito "monárquico". 

Pesquisadores de moedas acreditam que a moeda de George Washington, que tinha sua imagem na frente e a de uma águia atrás, foi dada ao presidente como parte de uma promoção de vendas na tentativa de obter um contrato para a fabricação das moedas norte-americanas, e que Washington a carregava como uma lembrança pessoal. 

A Casa da Moeda dos Estados Unidos foi autorizada em 1792 e as primeiras moedas para uso público foram emitidas naquele ano em cobre e prata, com imagens representando a liberdade na frente, e uma águia na parte de trás. 

O leilão do dia 16 de Agosto, durante convenção na Filadélfia, marca a primeira vez em que a moeda com a imagem de George Washington estará disponível publicamente para compra em 128 anos, informou a casa de leilões Heritage Auctions em comunicado.