Topo

"Harry Potter" ganha prêmio de melhor peça e "The Band's Visit" domina Tony Awards

11/06/2018 10h43

ARTE-TONY-PREMIOS:"Harry Potter" ganha prêmio de melhor peça e "The Band's Visit" domina Tony Awards

Por Chris Michaud

NOVA YORK (Reuters) - "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" ganhou o Tony de melhor peça no domingo, enquanto "The Band's Visit" dominou as categorias de musical com 10 vitórias, incluindo o prêmio principal de melhor musical, na cerimônia anual que celebra o melhor do teatro da Broadway.

Glenda Jackson e Andrew Garfield levaram para casa prêmios de atuação, e o músico Bruce Springsteen recebeu um Tony especial, enquanto a nova versão do drama sobre Aids "Angels in America" foi eleita a melhor nova versão de uma peça e "Once On This Island" ficou com o prêmio de melhor nova versão de musical.

Entretanto, a maior surpresa da noite aconteceu quando o ator Robert De Niro subiu ao palco para apresentar Springsteen e xingou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os comentários de De Niro foram recebidos de pé pelo público do auditório Radio City Music Hall, mas censurados para os telespectadores norte-americanos.

"The Band's Visit" sobre músicos egípcios isolados em uma pequena cidade israelense, também levou prêmios de atuação para as estrelas Tony Shaloub, Katrina Lenk e Ari'el Stachel, assim como as estatuetas de melhor livro, trilha sonora, diretor, orquestra, design de som e iluminação.

O musical perdeu em apenas uma das 11 categorias para qual foi indicado, com suas 10 vitórias a apenas duas estatuetas de distância do recorde atingido por qualquer espetáculo estabelecido por "Os Produtores".

"Eu evitei tantos eventos com eles (seus pais) no passado, porque eu fingia que não era do Oriente Médio", disse Ari'el Stachel, cujo pai tem ascendência iemenita e israelense.

Ele também celebrou "um elenco de atores que nunca acreditaram que seriam capazes de representar suas próprias etnias".

"Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", uma produção de 69 milhões de dólares de duas partes, ambientada 19 anos depois do úlimo livro da série best-seller de J.K. Rowling sobre o menino bruxo, ganhou um total de seis Tonys incluindo os de melhor nova peça e melhor diretor.

(Reportagem de Chris Michaud)