Topo

Anjos, bruxos e Bob Esponja competem por prêmios Tony Awards

10/06/2018 12h03

CULTURA-TONY:Anjos, bruxos e Bob Esponja competem por prêmios Tony Awards

NOVA YORK (Reuters) - O mundo mágico de Harry Potter, um Bob Esponja cantor, Roy Cohn devastado pela AIDS e uma gang das "Meninas Malvadas" de Tina Fey são os principais espetáculos no palco principal da premiação dos Tony Awards, que celebra o melhor do teatro da Broadway.

Mas em um aceno à história do teatro, relançamentos de aclamados de musicais clássicos como "Carrossel", "My Fair Lady" e a peça "The Iceman Cometh", de Eugene O'Neill But, também estiveram em foco nesta temporada, que ainda viu o retorno de Glenda Jackson à Broadway depois de uma ausência de 30 anos, a maioria deles na política britânica.

Estrelas cujas potências saciam a necessidade de se querer mais do que um nome apenas -- Robert De Niro, e Denzel Washington, por exemplo -- estarão diante dos apresentadores, a dupla de cantores, roteiristas e atores Josh Groban e Sara Bareilles, que comandarão a festa deste domingo no Radio City Music Hall, em Nova York.

Acrescente a isso uma rara apresentação televisiva do músico Bruce Springsteen e fica claro que a Broadway e os Tonys estão buscando ir muito além de seu público demográfico tradicional. Springsteen, conhecido como "The Boss" (o chefe), estará presente para receber um Tony especial por seu show solo na Broadway, que estendeu sua temporada que teve todos os ingressos vendidos.

Os Tonys encerram mais um ano recordista na Broadway, com 1,7 bilhões de dólares em vendas de ingressos, apesar do menor número de novas produções em 20 anos.

"Foi uma temporada empolgante com algo para cada um dos públicos, dos adolescentes e pré adolescentes aos de vinte e o poucos anos, e o resto de nós", disse Charlotte St. Martin, presidente da Broadway League, que organiza a premiação junto com a American Theatre Wing.

"A Audiência da Broadway está ficando mais jovem", acrescentou St. Martin, apontando que na última temporada um quarto da audiência tinha menos de 25 anos de idade, o público mais jovem da história, e uma tendência que ela vê continuar.

Armada com ótimas críticas e uma base de fãs ardente, a peça "Harry Potter and the Cursed Child", de duas partes, é favorita para o prêmio de melhor peça. O espetáculo, que mostra o bruxo crescido, com problemas para se relacionar com seu filho adolescente, tem 10 indicações, e ao custo de 69 milhões de dólares, é a peça mais cara da história da Broadway.

Outro drama em duas partes, o relançamento de "Angels in America", chega à cerimônia de domingo com 11 indicações, um recorde para uma peça não musical. A saga da AIDS na América da era Reagan deve levar Tonys aos astros Andrew Garfield e Nathan Lane, que interpreta o advogado conservador Roy Cohn.

Enquanto "Bob Esponja" e "Garotas Malvadas" superaram todos os outros espetáculos com 12 nomeações cada, o elogiado "Band's Visit" tem seu triunfo esperado como melhor musical, enquanto o astro Tony Shaloub está em uma corrida virtual com o ator de Bob Esponja, Ethan Slater.

(Reportagem de Chris Michaud)