Topo

Esqueleto de dinossauro misterioso é vendido por mais de US$2 mi em leilão em Paris

04/06/2018 19h50

LEILAO-DINOSSAURO-MISTERIOSO:Esqueleto de dinossauro misterioso é vendido por mais de US$2 mi em leilão em Paris

PARIS (Reuters) - O esqueleto de 9 metros de comprimento de um tipo não identificado de dinossauro, que acredita-se ser de uma nova espécie, arrecadou mais de 2,3 milhões de dólares em um leilão feito nesta segunda-feira no primeiro andar da Torre Eiffel, em Paris.

A única coisa que se sabe é que o fóssil, desenterrado no oeste dos Estados Unidos em 2013, pertence a um dinossauro grande e carnívoro. Cientistas que estudaram o esqueleto disseram que há diversas diferenças com espécies conhecidas.

    ?O comprador é francês e me disse antes da venda... ?se eu consegui-lo, irei apresentá-lo ao público? e isto é incrível?, disse o leiloeiro Claude Aguttes.

    ?Todos poderão vê-lo, será em breve emprestado a um museu, será estudado por cientistas, tudo está perfeito.?

    O comprador e o vendedor, identificado somente como um empresário britânico, não tiveram seus nomes revelados.

    A venda era esperada para arrecadar até 2,1 milhões de dólares.

    A casa de leilões francesa Aguttes, que vendeu anteriormente um esqueleto de mamute e o de outro dinossauro, tinha dito antes da venda desta segunda-feira que o comprador poderia ser capaz de nomear a nova espécie, provocando objeções de uma associação científica dos Estados Unidos.

    A Sociedade de Paleontologia Vertebrada havia argumentado em comunicado que isto pode ir contra as regras de nomeação. A associação pediu que o leilão fosse cancelado, dizendo que posse privada poderia limitar o alcance de estudos científicos, mesmo que o esqueleto fosse então liberado a pesquisadores.

    Parte dos lucros do leilão irá para duas instituições de caridade que trabalham com espécies ameaçadas de extinção, incluindo guepardos e vida selvagem marinha.

(Reportagem de Celia Mebroukine)