Topo

Espólio de Michael Jackson processa ABC por violação de direitos autorais

30/05/2018 18h35

GENTE-MICHAELJACKSON-DIREITOSAUTORAIS:Espólio de Michael Jackson processa ABC por violação de direitos autorais

NOVA YORK (Reuters) - O espólio de Michael Jackson processou a rede de televisão ABC nesta quarta-feira, argumentando que um especial que o canal transmitiu na semana passada sobre os últimos dias do cantor utilizou suas músicas e clipes sem permissão.

O processo de violação de direitos autorais, que também indica a empresa matriz da ABC, Walt Disney Co, como ré, foi apresentado no tribunal federal de Los Angeles e tem como alvo o programa de duas horas "The Last Days of Michael Jackson", que foi ao ar em 24 de maio.

O processo busca danos não especificados.

"Assim como a Disney, a força vital do negócio do espólio é sua propriedade intelectual", segundo a reclamação. "No entanto, por algum motivo, a Disney decidiu que poderia usar a propriedade intelectual mais valiosa do espólio de graça".

Representantes da ABC e da Disney não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Jackson, conhecido como "Rei do Pop", morreu em 2009 de uma overdose de remédios aos 50 anos.

O espólio apresentou objeções ao programa antes dele ter ido ao ar na semana passada. Segundo o processo, um advogado da Disney disse ao espólio que o uso especial de músicas sob direitos autorais era "uso justo" em razão de sua natureza documental, um argumento que o espólio chamou de "absurdo".

(Por Joseph Ax)