Topo

Grupo sediado nos EUA pede personagens LGBT em 20% dos filmes até 2021

"Me Chame pelo Seu Nome" foi um dos poucos filmes com personagens LGBT produzidos por Hollywood em 2017 - Divulgação
"Me Chame pelo Seu Nome" foi um dos poucos filmes com personagens LGBT produzidos por Hollywood em 2017 Imagem: Divulgação

Jill Sergeant

Em Los Angeles

22/05/2018 14h04

O filme de amor gay "Me Chame Pelo Seu Nome" pode ter ganhado um Oscar de roteiro, e "A Bela e a Fera", atração familiar da Disney, tem um personagem homossexual, mas no ano passado os filmes dos grandes estúdios de Hollywood tiveram a menor porcentagem de personagens lésbicas, gays, transgênero e bissexuais desde 2012, de acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (22).

O grupo de defesa de gays e transgênero Glaad disse em seu informe anual Índice de Responsabilidade dos Estúdios que, dos 109 lançamentos dos sete maiores estúdios em 2017, só 14, ou 12,8%, incluíram personagens LGBTQ.

O Glaad pediu que 20% dos lançamentos anuais de Hollywood incluam um personagem gay, lésbica, transgênero, bissexual ou de gênero fluido até 2021, elevando essa taxa para 50% da produção até 2024.

Sucessos de bilheteria como "Mulher Maravilha" e "Pantera Negra" destruíram a noção, já antiga nos estúdios norte-americanos, de que filmes que destacam mulheres ou pessoas de cor não têm apelo global, disse o Glaad.

"É hora de histórias LGBTQ serem incluídas nesta conversa", disse a presidente do Glaad, Sarah Kate Ellis, no relatório.

A entidade elogiou títulos como o filme de tênis "A Guerra dos Sexos", o vencedor do Oscar de melhor filme "A Forma da Água" e "Uma Mulher Fantástica", filme independente chileno sobre um transgênero que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em março.