Topo

Perseguido por Dom Quixote por 25 anos, Gilliam finalmente estreia seu filme épico

Cerimônia de exibição de "The Man Who Killed Don Quixote" no Festival de Cannes - Stephane Mahe/Reuters
Cerimônia de exibição de "The Man Who Killed Don Quixote" no Festival de Cannes Imagem: Stephane Mahe/Reuters

19/05/2018 15h14

Terry Gilliam trouxe seu épico "The Man Who Killed Don Quixote" às telas neste sábado, depois de uma batalha de 25 anos para terminar um filme afetado por obstáculos financeiros, legais e logísticos, doenças e morte. 

Dedicado à memória de John Hurt e Jean Rochefort, dois atores já falecidos que estrelaram versões anteriores abandonadas, o filme apresenta o colaborador de sempre de Gilliam Jonathan Pryce como Quixote, ao lado do ator de Star Wars Adam Driver. 

"Eu fui vítima de Dom Quixote, ele não me deixava sozinho. Ele me perseguiu por 24, 25 anos", disse Gilliam à Reuters no Festival de Cinema de Cannes.

"Não é o filme que eu queria fazer, é um filme muito melhor. Demorou esses anos todos marinando na minha vida para chegar até aqui", disse Gilliam antes da estreia mundial. 

Uma versão estrelando Johnny Depp e Vanessa Paradis chegou às telas apenas em um documentário de 2002, "Lost In La Mancha", que mostra a descida do filme ao esquecimento. 

Inicialmente, o enredo era sobre um homem que acorda no século 17, acreditando que é o herói do romance de Miguel de Cervantes. 

Na versão final, Driver interpreta um diretor de publicidade para TV que percebe que a locação espanhola onde está filmando é próxima de onde realizou um filme em sua época de escola chamado "O Homem que matou Don Quixote", uma década antes.

Ele vai atrás do homem que havia interpretado o papel, agora um idoso que acha realmente ser Dom Quixote vivendo na época das novelas de cavalaria.