Topo

Martin Scorsese ganha prêmio espanhol Princesa de Asturias das Artes

O cineasta Martin Scorsese - Evan Agostini/Invision/AP
O cineasta Martin Scorsese Imagem: Evan Agostini/Invision/AP

Powers Rodríguez

De Madri (Espanha)

25/04/2018 11h35

O cineasta norte-americano Martin Scorsese foi homenageado com o prêmio Princesa de Asturias das Artes, informou nesta quarta-feira o júri responsável pela premiação.

O diretor, ator e roteirista nova-iorquino de 75 anos é um dos mais importantes nomes do cinema contemporâneo, e dirigiu obras como "Taxi Driver" (1976), "Touro Indomável" (1980) e "Os Infiltrados" (2006), filme que lhe valeu o Oscar de melhor diretor.

"Scorsese é um dos mais destacados criadores cinematográficos do movimento Nova Hollywood, uma corrente surgida nos anos 1960 que colocou o cinema norte-americano nas mãos de autores como George Lucas, Francis Ford CoppolaPrêmio Princesa de Asturias das Artes 2015e Steven Spielberg", disse a Fundação Princesa de Asturias em um comunicado com sua decisão.

A fundação destacou a longa lista de homenagens recebidas pelo diretor, cujos filmes conquistaram 20 Oscars em diferentes categorias, 11 Globos de Ouro e 23 Baftas britânicos, além de outros prêmios como o Leão de Ouro do Festival de Veneza e o prêmio pelo conjunto da obra concedido pelo Instituto Americano de Cinema.

Este é o primeiro dos oito prêmios que a instituição Princesa de Asturias oferecerá em sua 38ª edição.

As honrarias, que são entregues desde 1981, são dedicadas a personalidades destacadas por seu trabalhos nos campos científico, técnico, cultural, social e humanitário, e presenteiam uma quantia de 50 mil euros e uma escultura de Joan Miró.

Na edição anterior, o prêmio da categoria de Artes foi concedido ao pintor e escultor sul-africano William Kentridge.