Topo

Entretenimento

Primeiro cinema na Arábia Saudita após 35 anos será aberto em 18 de abril

Kristina Kokhanova/Getty Images/iStockphoto
Projetor de cinema Imagem: Kristina Kokhanova/Getty Images/iStockphoto

Lisa Richwine e Stephen Kalin

Los Angeles (EUA)

04/04/2018 16h25

O primeiro cinema da Arábia Saudita será reaberto em mais de 35 anos no dia 18 de abril na capital Riad, informaram autoridades nesta quarta-feira (04).

O país assinou um acordo com a AMC no início de hoje para inaugurar de 30 a 40 cinemas em cerca de 15 cidades sauditas ao longo dos próximos cinco anos.

O reino teve alguns cinemas até os anos 1970, mas seus poderosos clérigos conseguiram fechá-los, refletindo a influência islâmica crescente na região árabe à época.

Mas o governo disse no ano passado que suspenderia a proibição como parte das ambiciosas reformas econômicas e sociais promovidas pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Ele está atualmente em turnê pelos Estados Unidos em busca de investimentos para ajudar a ampliar a economia e diminuir sua dependência do petróleo.

Uma fonte familiarizada com o assunto disse à Reuters que os cinemas não seriam segregados por gênero como a maioria dos outros lugares públicos do reino.

Os sauditas são consumidores ávidos de mídia e cultura ocidentais. Apesar da proibição do cinema, filmes de Hollywood e séries de televisão recentes são amplamente vistos em casa e discutidos.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento