Topo

Paisagem de Van Gogh pode alcançar até U$6 milhões em leilão

28/03/2018 15h12

ARTE-VANGOGH-LEILAO:Paisagem de Van Gogh pode alcançar até U$6 milhões em leilão

PARIS (Reuters) - Uma paisagem do impressionista holandês Vincent Van Gogh que foi exposta em Paris nesta quarta-feira pode obter entre 3,7 e 6,1 milhões de dólares quando for leiloada em junho.

O leilão da pintura a óleo, intitulada "Homens Consertando Rede de Pesca nas Dunas", será a primeira ocasião em duas décadas em que uma obra de Van Gogh é vendida na França.

Pintada em 1882, no início da carreira do artista, ela foi inspirada no campo dos arredores de Haia, onde Van Gogh passou um período curto, mas frutífero para seu estilo artístico.

    O leiloeiro Bruno Jaubert disse à Reuters que o significado da pintura é ressaltado pelo fato de que ela passou os últimos 25 anos pendurada em um dos museus mais prestigiados do mundo.

    "Por quê? Porque é uma pintura que marca um período importante no desenvolvimento de Vincent Van Gogh. É o início de sua carreira. E é quando ele descobre todas as possibilidades da pintura, e particularmente como criar pinturas a óleo", explicou.

Única paisagem pintada pelo artista durante esta fase de sua carreira, ela contém muitos elementos que mais tarde se tornariam emblemáticos da obra de Van Gogh, como os céus carregados e os corvos, motivos que voltariam a se manifestar em sua obra-prima "Campo de Trigo com Corvos" em 1890.

    Em uma carta a seu irmão Theo, Van Gogh contou como ficou impressionado com o espetáculo das camponesas, que se destacam na pintura, se movimentando pelos campos com as cabeças cobertas por panos brancos.

    O leilão acontecerá em Paris a partir de 4 de junho.

    (Por Feyi Adegbite)