Topo

Cantora crítica do governo do Vietnã é detida em aeroporto por oito horas

A cantora vietnamita Do Nguyen Mai Kho - Reprodução
A cantora vietnamita Do Nguyen Mai Kho Imagem: Reprodução

Nguyen Huy Kham

Hanói (Vietnã)

27/03/2018 14h35

A cantora e ativista vietnamita Do Nguyen  Mai  Khoi, firme defensora da liberdade de expressão, foi detida em um aeroporto da capital Hanói nesta terça-feira (27) ao voltar da Europa, disse seu marido à Reuters.

Vista com frequência como uma versão vietnamita da banda russa Pussy Riot ou de Lady Gaga por seu ativismo e seu estilo provocante, Mai Khoi é uma de dezenas de dissidentes em uma lista de pessoas sob vigilância no comunista Vietnã devido às suas críticas duras ao sistema.

"Quando Mai Khoi chegou ao aeroporto de Noi Bai, às 9h15 desta manhã, me mandou uma mensagem de texto dizendo 'amor, acabei de pousar'", publicou seu marido australiano, Benjamin Swanton, na página de Facebook da artista, que tem cerca de 46 mil seguidores.

"Às 9h39, ela mandou outra mensagem: 'detida'", escreveu Swanton. Mai Khoi atualizou seu Facebook mais tarde dizendo ter sido liberada depois de oito horas.

"Obrigada a todos por seu carinho. Agora estou em um ônibus público voltando a Hanói", escreveu Khoi, publicando uma selfie na mesma página.

Ligações para o Aeroporto Internacional Noi Bai e para o celular de Mai Khoi não tiveram resposta, mas seu marido confirmou que ela foi solta.

"Já fomos expulsos de casa três vezes", afirmou.

Atualmente ao menos 129 pessoas estão detidas no Vietnã por criticarem ou protestarem contra o governo, de acordo com um relatório de fevereiro da entidade Human Rights Watch.

Uma operação de repressão à dissidência levou dezenas de ativistas a deixarem o país no ano passado, segundo a Anistia Internacional.

Mai Khoi, que no ano passado protestou ao lado da comitiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante sua visita ao Vietnã segurando um cartaz que dizia "Mijo em você, Trump", ainda não havia sido submetida pelas autoridades vietnamitas a nenhuma proibição de viagem.

A cantora de 34 anos vem cortejando polêmicas com um governo que, apesar de ser responsável por reformas econômicas abrangentes e uma abertura crescente a mudanças sociais, não tolera críticas.