Topo

Produtores de "The Crown" se desculpam por pagar menos a atriz protagonista

Elizabeth 2ª e príncipe Phillip conhecem John F. Kennedy e Jackie em cena da segunda temporada de "The Crown" - Reprodução/Entertainment Weekly
Elizabeth 2ª e príncipe Phillip conhecem John F. Kennedy e Jackie em cena da segunda temporada de "The Crown" Imagem: Reprodução/Entertainment Weekly

Jill Serjeant

Los Angeles (EUA)

20/03/2018 19h26

Os produtores da série de TV "The Crown" se desculparam nesta terça-feira (20) por pagarem menos para a atriz vencedora de prêmios que interpretou a rainha Elizabeth do que ao ator que interpretou o príncipe Philip, mas não disseram nada sobre corrigir o desequilíbrio passado.

A produtora Left Bank Pictures, sediada no Reino Unido, reconheceu na semana passada que Claire Foy recebeu menos do que Matt Smith pelas duas primeiras temporadas da série da Netflix sobre a família real britânica.

A história, o exemplo mais recente de disparidade salarial na indústria do entretenimento, ganhou manchetes e gerou uma petição pedindo para Smith doar a diferença de seu salário para o Time's Up, movimento contra abusos sexuais e assédios em ambientes de trabalho, no Reino Unido.

"Nós queremos pedir desculpas para Claire Foy e para Matt Smith, atores brilhantes e amigos, que entraram no centro de um turbilhão midiático nesta semana sem terem culpa", informou a Left Bank Pictures em comunicado.

"Nós da Left Bank Pictures somos responsáveis por orçamentos e salários; os atores não estão cientes de quem ganha o que, e não podem ser pessoalmente responsabilizados pelo pagamento de seus colegas."

Foy, Smith e a Netflix não comentaram sobre a questão e o tamanho da disparidade salarial não é conhecida.

Os produtores disseram estar "absolutamente unidos à luta por pagamento justo" e por um "rebalanceamento"do tratamento de mulheres na indústria. Eles disseram estar dispostos a conversar com a ramificação britânica do Time's Up.

O comunicado desta terça-feira não informou se ou como a disparidade entre Foy e Smith será composta retroativamente.