Topo

Criador de "Star Wars" inicia preparativos para seu museu avaliado em US$ 1 bilhão

Harrison Ford, Mark Hamill, o cineasta George Lucas e o droide R2-D2 posam para foto em Los Angeles - Valerie Macon/AFP Photo
Harrison Ford, Mark Hamill, o cineasta George Lucas e o droide R2-D2 posam para foto em Los Angeles Imagem: Valerie Macon/AFP Photo

Los Angeles (EUA)

14/03/2018 20h16

O cineasta de "Star Wars" George Lucas iniciou nesta quarta-feira (14) os preparativos para seu novo museu de US$ 1 bilhão para narrativas, dizendo que o local irá abrigar arte de todos os tipos.

O museu, próximo à Universidade do Sul da Califórnia, no sul de Los Angeles, onde Lucas estudou cinema, irá apresentar parte de sua coleção de pinturas, ilustrações e artes digitais da franquia "Star Wars", que ele deu início em 1977.

O autofinanciado Lucas Museum de Arte Narrativa será uma empresa sem fins lucrativos e deve demorar cerca de quatro anos para ser construído.

O museu irá apresentar artes tradicionais e populares, incluindo animações, arte digital e quadrinhos e também terá espaço para refeições, teatros, salas de leitura, salas de aula e uma biblioteca pública para pesquisas.

"Eu acredito em todos os tipos de arte. E eu acredito que todos os tipos de arte possuem um direito de existir. Eu acho que é importante ter um museu que, como costumava dizer brincando, apoia todas as artes órfãs, que ninguém mais quer ver, mas todos amam. Então este é meu sonho para isto", disse Lucas na cerimônia de início da construção.

"A arte popular é uma compreensão da sociedade e o que ela deseja ser, o que ela realmente quer, o que ela realmente é, porque está contando esta narrativa de sua história, seu sistema de crenças", acrescentou.

Lucas doou diversos itens de sua coleção pessoal, que inclui pinturas e itens de filmes.

O primeiro sabre de luz de Luke Skywalker, o capacete de Darth Vader e peças de "Casablanca", "Os Dez Mandamentos" e "O Mágico de Oz"devem ser exibidos no museu, relatou a Variety.

Lucas vendeu a franquia "Star Wars" para a Disney em 2012 por 4 bilhões de dólares.