Topo

Met Opera demite maestro por "indícios críveis" de má conduta sexual

13/03/2018 12h06

GENTE-METOPERA-MAESTRO-ASSEDIOSEXUAL:Met Opera demite maestro por "indícios críveis" de má conduta sexual

(Reuters) - A Metropolitan Opera, companhia de ópera de Nova York, informou na segunda-feira que demitiu seu maestro e diretor musical de longa data James Levine depois que um inquérito revelou "indícios críveis" que apoiam acusações de má conduta sexual feitas contra ele.

A Met suspendeu Levine, de 74 anos, em dezembro, em reação a várias acusações de má conduta sexual que datam dos anos 1960 aos anos 1980. À época ele atuava como diretor musical emérito e diretor artístico do programa de jovens talentos da companhia.

Em um comunicado emitido na segunda-feira, a Met Opera disse que um inquérito independente "revelou indícios críveis de que o senhor Levine se envolveu em uma conduta sexualmente abusiva e de assédio" antes e durante seu tempo na companhia.

"À luz destas revelações, a Met conclui que seria inadequado e impossível para o senhor Levine continuar a trabalhar na Met", informou a instituição no comunicado.

Levine, que atuou como diretor musical da Met durante 40 anos até deixar o cargo em 2016, negou as acusações. Seu representante não respondeu de imediato a um pedido de comentário na segunda-feira.

No comunicado, a Met disse que mais de 70 pessoas foram entrevistadas na investigação, que levou mais de três meses e foi realizada por uma comissão externa.

Levine é o mais recente de uma leva de homens norte-americanos poderosos a perder o emprego devido a acusações de má conduta ou assédio sexual.

(Por Eric Kelsey)