Produtora de "O Lobo de Wall Street" pagará U$60 milhões para encerrar processo por suposto desvio de fundos
FILME-LOBODEWALLSTREET-PROCESSO:Produtora de "O Lobo de Wall Street" pagará U$60 milhões para encerrar processo por suposto desvio de fundos
KUALA LUMPUR (Reuters) - A empresa por trás do filme "O Lobo de Wall Street" (2013)concordou em pagar 60 milhões de dólares ao governo dos Estados Unidos para encerrar uma ação civil que pedia a apropriação de bens supostamente adquiridos com dinheiro roubado de um fundo estatal da Malásia.
A produtora do filme, Red Granite Pictures, cofundada pelo enteado do primeiro-ministro malaio, havia anunciado em setembro que tinha chegado a um acordo com o governo dos EUA, mas à época não revelou nenhum valor.
De acordo com documentos apresentados a um tribunal da Califórnia nesta quarta-feira, a empresa também pagou para encerrar processos a respeito de seus direitos e juros relativos a dois outros filmes, "Pai em Dose Dupla" e "Débi e Lóide 2".
"Estamos contentes por finalmente deixar esta questão para trás e esperamos poder redirecionar toda nossa atenção de volta ao nosso negócio de cinema", disse a Red Granite em um comunicado incluído entre os documentos.
Os procuradores norte-americanos alegaram que os três filmes foram financiados pela Red Granite usando dinheiro desviado do 1Malaysia Development Berhad (1MDB), um fundo estatal criado em 2009 pelo primeiro-ministro malaio, Najib Razak.
Embora Najib não tenha sido alvo de nenhuma ação, vários de seus sócios, inclusive seu enteado Riza Aziz, foram mencionados por investigadores dos EUA. Najib e Riza vêm negando insistentemente qualquer irregularidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.