Topo

Cartas de admiração e conselhos escritas por Einstein são leiloadas em Jerusalém

06/03/2018 17h20

GENTE-EINSTEIN-CARTAS:Cartas de admiração e conselhos escritas por Einstein são leiloadas em Jerusalém

JERUSALÉM (Reuters) - Uma carta escrita por Albert Einstein a uma cientista italiana que havia se negado a encontrá-lo foi vendida em um leilão nesta terça-feira junto a uma série de outras cartas deixadas pelo renomado físico.

"Para a pesquisadora científica, de quem aos pés eu dormi e fiquei por dois dias inteiros, como um souvenir amigável", diz a nota em alemão, assinada e datada de outubro de 1921, que foi arrematada por 6.100 dólares no Winner's Auctions & Exhibitions em Jerusalém.

A casa de leilões disse que Einstein, que à época tinha 42 anos e prestes a ganhar o prêmio Nobel, escreveu a carta para Elisabetta Piccini, uma estudante de química de metade da sua idade que vivia um andar acima de sua irmã, Maja, em Florença.

Durante uma visita à cidade, "Einstein estava muito interessado em conhecê-la. No entanto, Elisabetta era introvertida e tímida demais para se encontrar com uma pessoa tão famosa", disse a Winner's em seu site.

Também foi vendida nesta terça-feira por 103 mil dólares uma carta de 1928 em que a casa de leilões disse que Einstein descrevia ideias para sua "Terceira Etapa da Teoria da Relatividade". Uma carta de encorajamento de 1946 escrita em inglês que ele endereçou para um veterano norte-americano da Segunda Guerra Mundial que aspirava ser um cientista também foi comprada por 6.100 dólares.

Em outubro do ano passado, a Winner's vendeu uma outra carta de Einstein, uma reflexão de 1922 sobre a felicidade que ele escreveu ao saber que havia ganhado o Nobel, por 1,3 milhão de dólares.

(Por Dan Williams)