Topo

Reizinho do mundo: Ed Sheeran foi artista que mais vendeu em 2017

O cantor Ed Sheeran em cena do documentário "Songwriter", destaque no Festival de Berlim - Reprodução/Murray Pictures
O cantor Ed Sheeran em cena do documentário "Songwriter", destaque no Festival de Berlim Imagem: Reprodução/Murray Pictures

Jill Serjeant

De Los Angeles (EUA)

26/02/2018 15h51

O cantor e compositor britânico Ed Sheeran foi apontado nesta segunda (26) como o artista global que mais vendeu em 2017, graças ao seu álbum "Divide" e às músicas de trabalho "Shape of You" e "Perfect".

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), "Divide", lançado em março de 2017, atingiu 36 nações. A balada pop "Shape of You" também foi o single mais vendido globalmente no ano passado, em 32 países.

Segundo a IFPI, esta foi a primeira vez que um artista de estúdio acumulou o disco e a música de trabalho mais vendidos do ano.

Sheeran, de 27 anos, alcançou o sucesso inicialmente na Inglaterra em 2009 e 2010 lançando músicas pela Internet.

"Ed realmente é um compositor, vocalista e artista de palco incrível, cuja habilidade para contar histórias e fazer as pessoas sentirem é o que o destaca na multidão", disse Max Lousada, executivo-chefe de música gravada da Warner Music Group, a gravadora de Sheeran, em um comunicado divulgado nesta segunda.

Conhecido por seu cabelo ruivo e o jeito tímido, Sheeran o cantor encantou fãs no mês passado ao anunciar seu noivado com a amiga de infância Cherry Seaborn, que ele conhece desde os 11 anos de idade.

O rapper canadense Drake foi apontado como o segundo maior em vendas globais em 2017 com seu álbum "More Life", e a IPFI disse que "Reputation", de Taylor Swift, ficou em terceiro, apesar de ter sido lançado somente em novembro de 2017.

Veja o top 10 dos mais vendidos de 2017

1. Ed Sheeran
2.  Drake
3. Taylor Swift
4. Kendrick Lamar
5. Eminem
6. Bruno Mars
7. The Weeknd
8. Imagine Dragons
9. Linkin Park
10. The Chainsmokers