Topo

Egito descobre necrópole ancestral ao sul do Cairo

24/02/2018 16h32

EGITO-NECROPOLE-DESCOBERTA:Egito descobre necrópole ancestral ao sul do Cairo

MINYA, Egito (Reuters) - Arqueólogos egípcios descobriram uma necrópole ancestral contendo 40 sarcófagos de pedra, cerca de mil pequenas estátuas e um pingente com a inscrição de um hieróglifo que significa "Feliz Ano Novo".

O ministro das Antiguidades, Khaled El-Enany, disse neste sábado que a descoberta perto de Tuna al-Gabal, ao sul do Cairo, consiste em um grande número de poços de sepultamento do fim do último período Faraônico até o início da era Ptolomaica.

As escavações no local, que tem mais de 2 mil anos, deverão levar mais cinco anos.

"É só o começo", disse Enany. "Em breve nós iremos adicionar uma nova atração turística ao Egito".

As relíquias egípcias atraem visitantes estrangeiros e as autoridades esperam que novas descobertas ajudem a atraí-los ainda mais, como uma forma de reviver o turismo afetado pelos tumultos que se seguiram após a deposição do ex-presidente Hosni Mubarak em 2011.

O número de turistas visitando o país cresceu 54 por cento, para 8,3 milhões no ano passado, mas ainda abaixo dos 14,7 milhões registrados em 2010.

Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, disse que o pingente de escaravelho com a saudação ao ano-novo foi desenterrado na última véspera de ano-novo, em uma "coincidência maravilhosa".

"É uma mensagem enviada para nós do além", disse ele.

(Por Mostafa Salem)

(Por Flavia Bohone; Edição de)