Topo

Anatomia de um hit: documentário mostra como Ed Sheeran compõe uma canção

O cantor Ed Sheeran em cena de "Songwriter" - Reprodução/Murray Pictures
O cantor Ed Sheeran em cena de "Songwriter" Imagem: Reprodução/Murray Pictures

Michelle Martin

De Berlim (Alemanha)

23/02/2018 20h51

O cantor britânico Ed Sheeran disse nesta sexta (23) que a parte mais difícil de compor músicas é criar frases que nunca foram escritas antes. A constatação está em um novo documentário que detalha o processo criativo do astro, um dos destaques da programação do Festival de Cinema Internacional de Berlim.

O filme "Songwriter" foi dirigido pelo primo de Sheeran, Murray Cummings, e segue o vencedor do Grammy em viagens pelos Estados Unidos e Inglaterra escrevendo músicas em seu computador, improvisando em um jardim e gravando em um estúdio.

O retrato íntimo de Sheeran, artista mais reproduzido no Spotify em 2017, inclui filmagens dele criando músicas enquanto cruza o Atlântico no navio Queen Mary 2, retornando a sua escola para ver seu professor de música e conversando com seu pai sobre suas canções.

"Eu acho que a coisa mais difícil em escrever uma música é encontrar uma frase que você nunca ouviu antes, porque há sempre uma música que é: "eu te amo baby, eu sinto sua falta?", disse Sheeran em entrevista coletiva.

Ele afirmou que aprendeu a não se forçar caso estivesse com problemas para escrever e que não acredita em bloqueios criativos.

"O que eu faço quando não consigo escrever uma música é simplesmente guardar meu violão e ir fazer outra coisa por cerca de uma semana e então eu volto e consigo escrever uma música", disse o artista de 27 anos.

"Então a maneira que minha mente está agora é que serei capaz de escrever músicas para sempre. Elas provavelmente começarão sendo sobre coisas bem mundanas porque minha vida está ficando mais e mais calma."

Sheeran disse ter gostado do documentário porque mostrou uma canção sendo escrita do começo ao fim, ao invés de somente um álbum sendo gravado.

"Eu gostei que o Murray tenha encontrado um nicho que não tinha realmente sido feito antes. É bem difícil encontrar algo que não tenha sido feito em um filme de música", disse.