Topo

Entretenimento

"Khook - Pig" desafia estereótipos do Irã no Festival de Cinema de Berlim

21/02/2018 20h48

FILME-BERLIM-PIG:"Khook - Pig" desafia estereótipos do Irã no Festival de Cinema de Berlim

Por Riham Alkousaa

BERLIM (Reuters) - Uma comédia sobre um diretor de cinema sendo protegido por sua família de um serial killer desafia estereótipos sobre o Irã e mulheres iranianas no Festival de Cinema de Berlim, disse o diretor do filme nesta quarta-feira.

"Há mulheres fortes no Irã e eu escolhi mostrá-las de forma oposta às imagens rotineiras que representam a vocês mulheres iranianas como vítimas?, disse o diretor iraniano Mani Haghighi em entrevista coletiva após exibição do filme ?Khook ? Pig?.

    No filme, Hasan Kasmai, um cineasta, começa a entrar em pânico após entrar em uma lista negra e perder a atriz que transformou em estrela e que agora quer fazer um filme com um diretor rival.

Ele se enche de ciúmes quando um serial killer que mira cineastas famosos em Teerã decide ignorá-lo.

    Ele pergunta para sua mãe quando será assassinado e ela lhe garante que o assassino guardou o melhor para o final ? fazendo com que ele fosse falsamente citado como o assassino nas redes sociais.

    Ele possui somente sua mãe, esposa e filha para protegê-lo de ser decapitado e de provocações online.

    ?Khook ? Pig? segue os passos de ?Taxi?, do cineasta iraniano banido Jafar Panahi, que venceu o Urso de Ouro de Berlim de Melhor Filme por sua representação de um taxista levando pessoas por Teerã em uma condenação à censura.

    Diretores de cinema no Irã enfrentam censuras, e até mesmo prisão, caso ultrapassem normas aceitas sobre questões como sexo e política.

    No entanto, Haghighi, que planeja exibir seu filme no Irã, disse estar cansado de perguntas constantes de jornalistas sobre suas visões políticas e censura no Irã.

?Quantas vezes temos que ouvir isto? Sim, há censura no Irã. Sim, é difícil viver com isto e sim, nós estamos lidando com isto. Mas há muito mais para discutir?, disse.

    ?Khook ? Pig? é um dos 19 filmes competindo pelo Urso de Ouro de Berlim, que será entregue no dia 24 de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento