Topo

Filmes e séries

Justiça barra lei que proíbe "IMDb" de mostrar idade de atores de Hollywood

Reprodução
Página da atriz Angelina Jolie no site "IMDb" Imagem: Reprodução

Jonathan Stempel

Em Nova York (EUA)

21/02/2018 09h51

Um juiz federal dos Estados Unidos considerou inconstitucional uma lei do Estado da Califórnia que exige que o "IMDb", site que conta com um dos bancos de dados mais completos da internet sobre séries e filmes, remova a idade de atores mediante pedido.

O juiz Vince Chhabria disse, na terça-feira, que a lei viola os direitos do "IMDb" sob a Primeira Emenda da Constituição norte-americana.

O site, uma unidade da Amazon, recorreu contra a lei por considerar que dava tratamento especial aos dados de idade, apesar de a norma ter o objetivo de ajudar na redução da discriminação por idade em Hollywood.

"A regulação de discurso precisa ser um último recurso", escreveu o juiz de San Francisco. "A Califórnia não demonstrou que adotou uma medida 'realmente necessária' para combater a discriminação por idade".

A lei foi aprovada em 2016 com apoio do sindicato SAG-Aftra, que representa cerca de 160 mil atores, jornalistas de TV e outros profissionais de mídia, que planeja recorrer contra a decisão do magistrado.

"O SAG-Aftra está extremamente decepcionado com a decisão de hoje", disse o conselheiro-geral do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, em comunicado. "O tribunal, infelizmente, não consegue entender ou reconhecer o enorme impacto que a discriminação de gênero e idade tem em todos artistas atuantes".

O gabinete do procurador da Califórnia, Xavier Becerra, que defendeu a lei, não respondeu de imediato a pedidos por comentário. O "IMDb" também não respondeu a solicitações de entrevista.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!