Justiça barra lei que proíbe "IMDb" de mostrar idade de atores de Hollywood
Um juiz federal dos Estados Unidos considerou inconstitucional uma lei do Estado da Califórnia que exige que o "IMDb", site que conta com um dos bancos de dados mais completos da internet sobre séries e filmes, remova a idade de atores mediante pedido.
O juiz Vince Chhabria disse, na terça-feira, que a lei viola os direitos do "IMDb" sob a Primeira Emenda da Constituição norte-americana.
O site, uma unidade da Amazon, recorreu contra a lei por considerar que dava tratamento especial aos dados de idade, apesar de a norma ter o objetivo de ajudar na redução da discriminação por idade em Hollywood.
"A regulação de discurso precisa ser um último recurso", escreveu o juiz de San Francisco. "A Califórnia não demonstrou que adotou uma medida 'realmente necessária' para combater a discriminação por idade".
A lei foi aprovada em 2016 com apoio do sindicato SAG-Aftra, que representa cerca de 160 mil atores, jornalistas de TV e outros profissionais de mídia, que planeja recorrer contra a decisão do magistrado.
"O SAG-Aftra está extremamente decepcionado com a decisão de hoje", disse o conselheiro-geral do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, em comunicado. "O tribunal, infelizmente, não consegue entender ou reconhecer o enorme impacto que a discriminação de gênero e idade tem em todos artistas atuantes".
O gabinete do procurador da Califórnia, Xavier Becerra, que defendeu a lei, não respondeu de imediato a pedidos por comentário. O "IMDb" também não respondeu a solicitações de entrevista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.