Topo

Animação de Wes Anderson sobre cães deportados abre Festival de Berlim de 2018

15/02/2018 16h18

FILME-BERLIM-ANDERSON:Animação de Wes Anderson sobre cães deportados abre Festival de Berlim de 2018

Por Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - "Ilha dos Cães", filme inusitado do diretor norte-americano Wes Anderson sobre uma cidade japonesa que deporta seus cães para um aterro sanitário em uma ilha durante um surto de gripe canina, se tornou a primeira animação a abrir o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

O filme em stop motion, exibido nesta quinta-feira, acompanha as aventuras do filho adotivo de 12 anos do prefeito, Atari, que vai de avião à ilha para resgatar seu amado cão Spots.

O prefeito impede um cientista de curar os animais de estimação, e uma estudante de intercâmbio dos Estados Unidos na escola local perde o visto quando insinua que ele está tentando fazer as pessoas se virarem contra os cães.

Anderson disse que sua ideia inicial era só contar uma história sobre os caninos e combiná-la ao seu amor pelo Japão. Só mais tarde ele começou a desenvolver as questões políticas em torno da cidade futurista de Megasaki.

"É nossa fantasia da política deste lugar fictício do Japão, mas depois, porque estávamos trabalhando neste filme há muito tempo, o mundo começou a mudar... e de repente pareceu o certo para o momento", disse Anderson em uma coletiva de imprensa após a exibição.

"Então talvez tenha havido pequenos lugares ao longo do caminho nos quais estávamos tendo novas inspirações da vida real que estavam encontrando seu lugar no filme, mas... foi uma história que de certa forma sentimos que poderia acontecer em qualquer lugar e que poderia acontecer a qualquer momento".

    Anderson também inaugurou a Berlinale de 2014 com o excêntrico "O Grande Hotel Budapeste", que conquistou quatro Oscars.

"Ilha dos Cães" é um dos 19 títulos competindo pelos prestigiosos Urso de Ouro e de Prata, que serão anunciados em 24 de fevereiro.