Topo

Metallica recebe prêmio musical Polar de 2018

14/02/2018 15h31

MUSICA-METALLICA:Metallica recebe prêmio musical Polar de 2018

ESTOCOLMO (Reuters) - A banda de heavy metal norte-americana Metallica recebeu o prêmio musical Polar nesta quarta-feira, provocando uma reação entusiasmada do grupo que já vendeu mais de 100 milhões de discos em todo mundo.

Criado em 1989 por Stig Anderson, editor e empresário da banda sueca Abba, o prêmio se tornou uma honraria cobiçada tanto da música clássica quanto da popular.

"Receber o prêmio musical Polar é uma coisa incrível", disse Lars Ulrich, baterista e cofundador do Metallica, em um comunicado publicado no site da banda.

"Ele nos coloca em uma companhia muito distinta. É um grande reconhecimento de tudo que o Metallica fez nos últimos 35 anos. Ao mesmo tempo, sentimos que estamos no auge, com muitos anos bons à nossa frente".

Entre os homenageados anteriores estão Yo-Yo Ma, Paul Simon, Kronos Quartet, Patti Smith e Björk.

Fundado em 1981 por Ulrich e pelo guitarrista e vocalista James Hetfield, o Metallica é um dos grupos de rock de maior sucesso comercial da história, tendo vendido 110 milhões de discos em todo o planeta.

Dois prêmios são concedidos a cada ano, tradicionalmente para um artista clássico e outro popular. O comitê também premiou o Instituto Nacional de Música do Afeganistão e seu fundador, Ahmad Sarmast.

Os vencedores receberão os prêmios, que incluem um cheque equivalente a 124 mil dólares, em uma cerimônia de gala em Estocolmo no dia 14 de junho.