Topo

Elizabeth Hawley, cronista de alpinismo no Everest, morre aos 94 anos no Nepal

26/01/2018 10h05

GENTE-CRONISTA-HAWLEY-MORTE:Elizabeth Hawley, cronista de alpinismo no Everest, morre aos 94 anos no Nepal

Por Gopal Sharma

KATHMANDU (Reuters) - Elizabeth Hawley, uma cronista de expedições nos picos himalaias do Nepal, morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira, em um hospital em Kathmandu, disse sua médica.

Nascida nos Estados Unidos, a ex-jornalista morava sozinha no Nepal desde 1960 e se tornou uma juíza não oficial de disputas relacionadas ao alpinismo.

Durante os anos, ela se tornou uma respeitada cronista de alpinismo na nação himalaia, que é lar de oito dos 14 picos mais altos do mundo, incluindo o monte Everest.

Hawley, que foi internada na semana passada no hospital CIWEC, na capital do Nepal, morreu no início desta sexta-feira por complicações de uma pneumonia, disse Prathiva Pandey, médica do hospital.

A comunidade mundial de alpinismo perdeu uma "grande amiga", disse Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

"Mas, suas memórias irão viver por meio do trabalho de sua vida", disse Sherpa à Reuters.

Nascida em Chicago em 1923, Hawley começou a escrever reportagens para a Reuters em 1962, nove anos depois que a pioneira escalada do Everest pelo Sir Edmund Hillary e por Tenzing Norgay abriu as portas para o turismo global no país.

Hawley administrava a "Base de dados do Himalaia", um registro de grandes escaladas nas montanhas do Nepal, e um aval necessário pra alpinistas ganharem fama internacional ao validarem suas conquistas. A base de dados não é oficial, mas é amplamente respeitada entre alpinistas.