Topo

Entretenimento

Pai do jazz sul-africano Hugh Masekela more aos 78 anos

23/01/2018 11h02

MUSICA-MASEKELA-MORRE:Pai do jazz sul-africano Hugh Masekela more aos 78 anos

JOHANESBURGO (Reuters) - O trompetista e cantor Hugh Masekela, conhecido como ?pai do jazz sul-africano? e que usou sua música na luta contra o apartheid, morreu de câncer de próstata, informou sua família nesta terça-feira. Ele tinha 78 anos.

Em uma carreira de mais de cinco décadas, Masekela ganhou reconhecimento internacional com seu som afro-jazz e sucessos como ?Soweto Blues?, que serviu como uma das músicas do movimento antiapartheid.

Após o fim do regime da minoria branca, ele fez a abertura do concerto de início da Copa do Mundo de 2010 e se apresentou na cerimônia de abertura do evento, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.

?A contribuição global e ativista de Hugh e sua participação em áreas da música, teatro e artes em geral estão presentes nas mentes e memórias de milhões?, informou um comunicado em nome da família Masekela.

?Descanse no poder, amado, você está para sempre em nossos corações?.

Sua música ?Bring Him Back Home (Nelson Mandela)?, escrita enquanto Masekela vivia em exílio e pedia a libertação do então prisioneiro Mandela, foi banida pelo regime do apartheid.

Após aperfeiçoar seu ofício na adolescência, Masekela deixou a África do Sul aos 21 anos para começar três décadas em exílio.

Seu sucesso global atingiu novos patamares em 1968 com o single instrumental ?Grazin? in the Grass?, que alcançou número 1 nas paradas norte-americanas.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento