"Antipoeta" chileno Nicanor Parra morre aos 103 anos
GENTE-NICANORPARRA:"Antipoeta" chileno Nicanor Parra morre aos 103 anos
SANTIAGO (Reuters) - O poeta e acadêmico universitário chileno Nicanor Parra, um dos autores mais influentes da literatura latino-americana na segunda metade do século 20, morreu nesta terça-feira, aos 103 anos.
O ?antipoeta?, nascido em 1914, recebeu em 2011 o prestigioso prêmio Cervantes e passou seus últimos anos em um balneário a sudoeste de Santiago.
?O Chile perde um dos maiores autores da história de nossa literatura e uma voz singular na cultura ocidental. Estou comovida pelo falecimento de Nicanor Parra. Meus mais profundos pêsames à família?, disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em sua conta no Twitter.
O presidente eleito do chile, Sebastián Piñera, também reconheceu a contribuição de Parra à sociedade chilena e pediu um minuto de silêncio em homenagem ao autor durante o ato de nomeação de seu futuro gabinete de governo.
Alguns de seus livros mais conhecidos são ?Cancionero sin nombre?, ?Manifiesto? e ?Cachureos, ecopoemas, guatapiques, últimas prédicas?.
Nicanor Parra, que também era professor de matemática e física, era o irmão mais velho de uma família de artistas, incluindo a cantora e compositora chilena Violeta Parra.
(Por Fabián Andrés Cambero)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.