Museu suíço reconsidera pedido de devolução de obras de arte da era nazista
SUICA-MUSEU-ARTE-NAZISMO-RESTITUICAO:Museu suíço reconsidera pedido de devolução de obras de arte da era nazista
Por John Miller
ZURIQUE (Reuters) - A Suíça está novamente no centro de uma disputa sobre artes da era nazista, uma vez que o Museu de Arte da Basileia vai reconsiderar um pedido para devolver uma coleção de um historiador judeu a seus descendentes.
O museu rejeitou o mesmo pedido de restituição em 2008.
O museu possui 120 desenhos e pinturas, incluindo uma litografia "Madonna" de Edvard Munch que vale milhões de dólares, que pertencia a Curt Glaser.
Glaser leiloou as obras em 1993 após perder seu emprego liderando a Livraria de Arte Estatal da Prússia, em Berlim, de e ser despejado de sua casa na primeira onda de leis antissemitas do nazismo.
O diretor do Museu de Arte da Basileia convocou uma força-tarefa depois que os herdeiros de Glaser pediram que o caso fosse reaberto, citando documentos descobertos que, segundo eles, reforçam suas reivindicações.
"Esperamos que não seja colocado em segundo plano para que todos se esqueçam novamente", disse Valerie Sattler, sobrinha-neta da Glaser.
O museu pode anunciar uma reunião com a família e seu advogado já nesta semana, disse uma porta-voz nesta segunda-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.