Topo

Telhados da Suécia suportam peso do trenó do Papai Noel, se ele for cuidadoso, diz engenheiro

22/12/2017 12h39

ODD-SUECIA-TELHADOS-PAPAINOEL:Telhados da Suécia suportam peso do trenó do Papai Noel, se ele for cuidadoso, diz engenheiro

ESTOCOLMO (Reuters) - As casas da Suécia devem aguentar o tranco quando o Papai Noel e seu trenó pousarem em seus telhados cobertos de neve neste Natal ? contanto que ele não tente entregar muitos presentes de uma vez.

O encorpado velhinho provavelmente pesa em torno de 150 quilos, e suas renas e seu trenó uma tonelada, calculou a construtora sueca NCC, incluindo ainda outros 50 quilos de presentes.

Graças às normas de construção de edifícios da Suécia, os telhados acomodariam esse peso facilmente, e mais a pressão adicional de 50 por cento devida à força do pouso e meio metro de neve, disse o engenheiro de construção Thomas Lecher.

Mas os presentes para todas as 2 bilhões de crianças do mundo, além de um saco grande o suficiente para guardá-los, pesariam ao menos 200 mil toneladas se entregues de uma só vez.        

"Sob este tipo de pressão, uma casa sueca seria mais ou menos tão forte como papel", disse Lecher. "Mas está na cara que ele tem acesso a algum tipo de mágica natalina".    (Por Fabian Hamnqvist)