Entretenimento

Arábia Saudita diz que permitirá abertura de cinemas no início de 2018

11/12/2017 12h30

ARABIASAUDITA-ABERTURA-CINEMAS:Arábia Saudita diz que permitirá abertura de cinemas no início de 2018

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita anunciou nesta segunda-feira que cinemas públicos serão permitidos no reino conservador pela primeira vez em mais de 35 anos, e que os primeiros devem abrir em março de 2018.

Os cinemas foram proibidos devido à pressão de islâmicos no início dos anos 1980, quando a sociedade se voltava para uma forma restritiva de religião que desestimulava o entretenimento público e muitas formas de interação entre homens e mulheres.

O governo está amenizando muitas destas restrições em meio às reformas lideradas pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, de 32 anos, e também planeja anular a proibição que impede as mulheres de dirigirem no ano que vem. Riad diz que a economia, abalada pelos preços baixos do petróleo, se beneficiará do crescimento da indústria de entretenimento.

"Abrir cinemas funcionará como um catalisador para o crescimento e a diversificação econômicos", disse o ministro da Cultura e da Informação, Awwad bin Saleh Alawwad. "Ao desenvolver o setor cultural mais abrangente, criaremos novos empregos e oportunidades de treinamento, além de enriquecer as opções de entretenimento do reino."

Até 2030, a Arábia Saudita espera inaugurar 300 cinemas com mais de duas mil telas, informou um comunicado do governo, prevendo que a indústria cinematográfica contribuirá com o equivalente a mais de 24 bilhões de dólares para a economia e criará 30 mil empregos permanentes.

Acredita-se que operadores de redes de cinema regionais já estão estudando entrar na Arábia Saudita, segundo fontes da indústria.

Uma comissão presidida por Alawwad anunciará detalhes sobre licenciamentos e regulamentos ao longo das próximas semanas, disse Riad.  (Por Sami Aboudi e Andrew Torchia)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo