Topo

Museu da Bósnia que retrata infância em tempos de guerra recebe prêmio e planeja se globalizar

08/12/2017 12h53

ARTE-BOSNIA-MUSEU-INFANCIA-GUERRA:Museu da Bósnia que retrata infância em tempos de guerra recebe prêmio e planeja se globalizar

Por Maja Zuvela

SARAJEVO (Reuters) - Em apenas um ano, um pequeno museu da Bósnia dedicado à experiência de crescer durante a guerra dos Bálcãs abriu as portas, recebeu um prêmio de melhor museu da Europa e decidiu se globalizar.

O Museu da Infância na Guerra de Sarajevo, que reúne pertences de bósnios cuja infância foi traumatizada pelo conflito dos anos 1990, começou a reunir itens pessoais de crianças afetadas por outras guerras, como as da Síria e da Ucrânia.

A ideia nasceu da experiência do fundador do museu, Jasminko Halilovic, e se tornou um projeto de longo prazo para criar o maior arquivo mundial sobre o impacto da guerra nas crianças.

"Falar sobre a guerra da perspectiva de uma criança é a mensagem antiguerra mais poderosa", disse Halilovic, de 27 anos, à Reuters. Ele afirmou que doar itens pessoais também ajudou as crianças a lidarem com o trauma da guerra.

A guerra bósnia de 1992-95 foi a mais sangrenta na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O museu coletou mais de 4 mil peças doadas por crianças que sobreviveram a ela e mais de 150 horas de vídeos de entrevistas orais. Halilovic disse que itens de outros conflitos podem ser expostos no ano que vem.

Entre os artefatos está uma garrafa de perfume doada por Yehya, menina síria de 10 anos de Homs. A garrafa pertenceu a seu pai, que morreu indo para o trabalho, e seu odor costumava evocar lembranças no Líbano, onde ela encontrou refúgio.

"Saber que temos tal museu na Bósnia abriu uma janela de esperança para as crianças sírias no Líbano, a de que a guerra na Síria também terá fim e de que elas podem fazer algo parecido", disse Amina Krvavac, diretora-executiva do museu.

A exibição atual conta com cerca de 50 itens pendurados do teto, como um "vestido de desprezo" azul brilhante usado por uma menina de Sarajevo para desafiar franco-atiradores, ou sapatilhas de balé com as quais outra dançava "para se desconectar da realidade" depositadas em pedestais brancos simples contra um fundo cinza minimalista.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Museu da Bósnia que retrata infância em tempos de guerra recebe prêmio e planeja se globalizar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade