Entretenimento

Pizza napolitana conquista status de patrimônio da humanidade em lista da Unesco

Cesare Abbate/ANSA via AP
Pizza napolitana, que agora ganhou status de patrimônio da humanidade Imagem: Cesare Abbate/ANSA via AP

De Jeju (Coreia do Sul)

07/12/2017 10h05

JEJU, Coreia do Sul (Reuters) - A arte do preparo da pizza napolitana conquistou o status de patrimônio da humanidade nesta quinta-feira, juntando-se a um jogo de montaria em cavalo do Irã e a moinhos de vento da Holanda na lista cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês).

A Unesco aceitou incluir a arte dos "pizzaiuoli" que preparam a pizza napolitana em sua lista de Heranças Culturais Intangíveis da Humanidade.

"Parabéns#Itália!", disse a agência em um tuíte depois de uma reunião em Jeju, na Coreia do Sul, onde a decisão foi tomada.

A Itália argumentou que a prática dos "pizzaiuoli" preparar e virar a massa, acrescentar uma cobertura e assá-la em um forno a lenha é parte da tradição cultural e gastronômica do país.

Em Roma, o dono de pizzaria Romano Fiore comemorou a decisão. "Estou honrado, como todos os italianos e napolitanos estão... a pizza tem séculos de história", disse.

A pizza napolitana típica tem uma massa relativamente fina, com exceção da borda, que, quando assada, incha como um pneu de bicicleta.

Ela é feita em um forno de tijolo a lenha e tem duas versões clássicas: marinara (tomate, alho, orégano e óleo) e a mais famosa margherita (tomate, mussarela, óleo e manjericão), que lhe dão as cores vermelha, branca e verde da bandeira italiana.

A tradição afirma que a margherita foi criada em 1889 por um chef local em homenagem à rainha Margherita, que visitava Nápoles, cidade ao sul de Roma no litoral do mar Tirreno.

Como a pizza se tornou popular em todo o mundo, inovações estrangeiras na cobertura muitas vezes deixam os italianos perplexos.

Matteo Martino, cliente da pizzaria de Fiore, disse antes do anúncio aguardado: "Acho, e espero, que esta seja a chance para fazer os estrangeiros entenderem como a pizza é feita, sem Nutella ou abacaxi".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo