Topo

Shakira adia turnê europeia para 2018 devido a problema nas cordas vocais

14/11/2017 15h50

MUSICA-SHAKIRA-ADIA-TURNE:Shakira adia turnê europeia para 2018 devido a problema nas cordas vocais

(Reuters) - A cantora colombiana Shakira disse nesta terça-feira que se viu obrigada a adiar sua turnê europeia para 2018 devido a uma hemorragia em uma de suas cordas vocais que ainda não foi curada.

Na semana passada Shakira postergou suas apresentações na Alemanha, França, Bélgica e Holanda por recomendação médica, e na ocasião disse que esperava poder começar a turnê "El Dorado" nos dias seguintes.

    Mas na segunda-feira ela explicou em um comunicado publicado em suas contas de redes sociais e em seu site (www.shakira.com) que será impossível realizar a turnê durante várias semanas enquanto se recupera.

    "No final de outubro, na reta final dos meus ensaios, senti uma rouquidão incomum que me impedia de cantar. Os médicos detectaram que houve uma hemorragia na minha corda vocal direita", disse a artista nascida em Barranquilla.

"Desde então me entreguei plenamente ao repouso da voz, tal como me haviam recomendado os especialistas (...) Infelizmente a hemorragia parece não ter se reabsorvido ainda e meu pesadelo continua. E atualmente me encontro em uma batalha muito dura por minha recuperação", acrescentou.

    As novas datas europeias adiadas incluem shows programados até dezembro em várias cidades de França, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça, Itália e Luxemburgo.

    Shakira, de 40 anos, casada com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué e mãe de dois filhos, ganhou mais de 200 prêmios e é uma das cantoras e compositoras latino-americanas mais conhecidas no mundo. Quando lançou seu álbum "El Dorado" em maio, o primeiro em espanhol desde 2010, disse que a turnê lhe permitiria se reencontrar com seus fãs e voltar aos palcos.

    (Por Patricia Avila)