Reuters noticiou mudanças com levante dos bolcheviques na Revolução Russa
RUSSIA-TELEGRAMA-REUTERS-REVOLUCAO:Reuters noticiou mudanças com levante dos bolcheviques na Revolução Russa
LONDRES (Reuters) - "O dia trouxe certas mudanças...", começava uma reportagem da Reuters da então capital russa, Petrogrado, 100 anos atrás nesta terça-feira.
Pelo calendário ocidental, foi o dia em que os bolcheviques de Vladimir Lenin depuseram o governo provisório mais moderado de Kerensky, um passo decisivo na revolução que viria a criar a União Soviética.
O telegrama de 7 de novembro de 1917 da Reuters daquela que se tornou Leningrado e hoje é São Petersburgo foi republicado no jornal Sheffield Evening Telegraph um dia depois, e dizia:
"O dia trouxe certas mudanças na situação geral da capital. O movimento maximalista (revolucionário) fez um progresso novo e bastante apreciável, mas não ocorreram desordens."
"Perto das 5h da tarde o Comitê Militar Revolucionário do Soviete publicou uma proclamação declarando que Petrogrado está em suas mãos, graças à assistência da guarnição, que permitiu que um golpe de Estado fosse realizado sem derramamento de sangue."
"A proclamação declara que o novo governo proporá uma paz imediata e justa, dará a terra aos camponeses e convocará a Assembleia Constituinte."
(Compilado por Jeremy Gaunt e David Cutler)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.