Topo

Retrato raro e inacabado de rainha Maria da Escócia é descoberto sob pintura do século 16

27/10/2017 13h45

ARTE-ESCOCIA-RAINHAMARIA-RETRATO:Retrato raro e inacabado de rainha Maria da Escócia é descoberto sob pintura do século 16

EDIMBURGO (Reuters) - Um retrato raro e inacabado que se acredita ser da rainha Maria da Escócia foi descoberto sob outra pintura do século 16 depois que um exame de raio X revelou uma figura tênue semelhante à monarca executada.

Uma mulher com semelhanças características de representações quase contemporâneas de Maria Stuart foi revelada durante um exame de um retrato de sir John Maitland atribuído a Adrian Vanson, um holandês que foi pintor da corte do filho de Maria, o rei Tiago 4º da Escócia (Tiago 1o da Inglaterra).

O raio X mostrou a forma do rosto de uma mulher e a silhueta de seu vestido e chapéu debaixo das camadas superiores de tinta em uma pose e aparência similares aos da rainha à ocasião.

Maria foi forçada a abdicar em 1567, ao ser implicada no assassinato do marido, presa na Inglaterra por sua prima, Elizabeth 1ª, em 1568 e executada em 1587.

A pintura normalmente fica exposta na Casa Ham do Conselho Nacional, no sudoeste de Londres.

"O retrato de sir John Maitland de Vanson é uma pintura importante da coleção do Conselho Nacional, e a descoberta notável do retrato inacabado de Maria da Escócia acrescenta uma dimensão oculta empolgante a ele", disse David Taylor, curador de pinturas e esculturas do Conselho Nacional.