Topo

Rapper Eminem ganha caso de direitos autorais contra partido da Nova Zelândia

25/10/2017 11h17

GENTE-EMINEM-DIREITOSAUTORIAIS-NOVAZELANDIA:Rapper Eminem ganha caso de direitos autorais contra partido da Nova Zelândia

SYDNEY (Reuters) - Um partido político da Nova Zelândia deverá pagar mais de 400 mil dólares ao rapper Eminem por usar música semelhante ao seu hit de 2002 "Lose Yourself" em uma propaganda de televisão para uma eleição nacional.

A música, reproduzida durante a campanha eleitoral bem sucedida de 2014 do Partido Nacional e intitulada "Eminem Esque", foi julgada por um tribunal neozelandês como tendo "copiado substancialmente" Lose Yourself.

O Partido Nacional usou a música 186 vezes durante a campanha antes de tirar a propaganda do ar, afirmou o tribunal.

"Essa decisão é um alerta para produtores de músicas e a seus clientes em toda parte", disse em comunicado Adam Simpson, diretor da Simpsons Solicitors, que atuou a favor da companhia de música de Eminem, a Eight Mile Style.

O Partido Nacional disse que a música era licenciada com um dos principais órgãos de direitos autorais da indústria na Nova Zelândia, a Sociedade Australasiana de Donos de Direitos Autorais Mecânicos (AMCOS).

"Estando licenciada e disponível para compra, e tendo acatado conselhos de nossos fornecedores, o partido acreditou que a compra era legal", afirmou o presidente do Partido Nacional, Peter Goodfellow, em comunicado.

O tribunal considerou que a Eight Mile Style tem direito a danos no valor de 600 mil dólares neozelandeses (413 mil dólares) com juros do dia 28 de junho de 2014.