Topo

Rainha britânica Elizabeth pede dispensa de cerimônia em memorial de guerra

11/10/2017 17h48

GENTE-RAINHA-CERIMONIA:Rainha britânica Elizabeth pede dispensa de cerimônia em memorial de guerra

LONDRES (Reuters) - Aos 91 anos de idade, a rainha britânica Elizabeth pediu a seu filho mais velho, o príncipe Charles, para depositar uma coroa de flores em seu nome no principal memorial de guerra de Londres no Domingo da Recordação, rompendo o hábito de fazê-lo em pessoa.

A monarca assistirá à cerimônia realizada no Cenotáfio de Whitehall, no centro da capital, no dia 12 de novembro da sacada do Ministério das Relações Exteriores, que fica próximo, ao lado de seu marido, o príncipe Philip, de 96 anos.

"A pedido de Sua Majestade, uma coroa de flores será depositada em seu nome pelo príncipe de Gales", informou o Palácio de Buckingham em um comunicado, referindo-se ao herdeiro do trono por seu título oficial.

A cerimônia de entrega da coroa de flores exige que a pessoa se curve para depositá-las aos pés do Cenotáfio e depois dê alguns passos para trás.

Uma fonte palaciana disse que a rainha tomou a decisão de assistir ao ritual da sacada principalmente para estar com o marido, mas também reconheceu que o evento em si é exigente para uma pessoa em torno dos 90 anos de idade.

A chefe de Estado vem reduzindo gradualmente sua carga de trabalho, e membros mais jovens da realeza, incluindo Charles, vêm assumindo algumas de suas tarefas.

Philip se retirou da vida pública em agosto, mas estava determinado a comparecer à cerimônia anual, que relembra os mortos das duas guerras mundiais e de conflitos posteriores.

A rainha só se ausentou do evento seis vezes em seus 65 anos de reinado.

(Por Estelle Shirbon e Michael Holden)