Topo

Produtor Harvey Weinstein é suspenso de academia britânica após denúncias de assédio

11/10/2017 15h06

GENTE-WEINSTEIN-SUSPENSO:Produtor Harvey Weinstein é suspenso de academia britânica após denúncias de assédio

LONDRES (Reuters) - Harvey Weinstein foi suspenso da academia de cinema britânica Bafta nesta quarta-feira devido às alegações de que o produtor de filmes de Hollywood molestou sexualmente várias mulheres.

"À luz de alegações recentes muito sérias, a Bafta informou Harvey Weinstein que sua filiação foi suspensa, com efeito imediato", disse a academia em um comunicado.

"Esperamos que este anúncio envie a mensagem clara de que tal comportamento não tem vez de maneira nenhuma em nossa indústria".

Em um artigo publicado na revista New Yorker na terça-feira, a porta-voz de Weinstein, Sallie Hofmeister, respondeu às acusações, dizendo que "quaisquer alegações de sexo não-consensual são negadas inequivocamente pelo senhor Weinstein".

"O senhor Weinstein obviamente não pode responder a alegações anônimas, mas com respeito a quaisquer mulheres que tenham feito alegações oficialmente, o senhor Weinstein acredita que todos estes relacionamentos foram consensuais."

A Reuters não conseguiu confirmar de forma independente nenhuma das alegações. Weinstein e várias das mulheres citadas na reportagem não responderam de imediato a pedidos de comentário enviados por email.

O produtor era um dos curadores do Bafta em Nova York e tinha o hábito de dar festas suntuosas antes da cerimônia anual de premiação da academia. Seus filmes foram indicados aos prestigiosos prêmios da instituição britânica quatro vezes.

(Por Polina Ivanova)