Topo

Retrato de Cristo pintado por Da Vinci pode chegar a U$ 100 mi em leilão

"Salvador Mundi", pintada por Leonardo Da Vinci - Reprodução
"Salvador Mundi", pintada por Leonardo Da Vinci Imagem: Reprodução

Chris Michaud

Nova York (EUA)

10/10/2017 15h29

A última pintura de Leonardo da Vinci em posse de um colecionador e uma de menos de 20 do artista renascentista de que se tem conhecimento está indo a leilão, anunciou a casa de leilões Christie's nesta terça (10).

"Salvator Mundi", um retrato etéreo de Jesus Cristo que data aproximadamente do ano 1500, deve ser arrematado por cerca de 100 milhões de dólares na Christie's em novembro, o que fará dele uma das obras mais estimadas do mundo a serem vendidas em um leilão.

"Este é realmente o Santo Graal das redescobertas artísticas", disse Alan Wintermute, especialista sênior em pinturas dos Velhos Mestres da Christie's, explicando que durante muito tempo se acreditou que o retrato, às vezes chamado de Mona Lisa masculina, havia sido perdido ou destruído.

O retrato, que mostra Cristo em mantos de azul e carmesin vívidos segurando um orbe de cristal, é um de menos de 20 quadros sobreviventes de Da Vinci, disse a Christie's, e o último em mãos particulares.

A casa de leilões não identificou o vendedor, um colecionador europeu que adquiriu a obra depois de sua redescoberta e restauração, que começou em meados de 2005.

"Salvatore Mundi" será leiloado pela Christie's em Nova York no dia 15 de novembro.