Reino Unido avalia papel de Google e Facebook na distribuição de notícias
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LONDRES (Reuters) - O Reino Unido está analisando o papel do Google e do Facebook no fornecimento de notícias e quais devem ser as suas responsabilidades mais amplas e o seu estatuto jurídico, disse nesta terça-feira um porta-voz da primeira-ministra Theresa May.
À medida que mais usuários recebem suas notícias através do Google e do Facebook, algumas pessoas da indústria dizem que os gigantes da internet são editores e não apenas plataformas, o que significa que eles devem ser responsabilizados pelo conteúdo e regulamentados como provedores de notícias tradicionais.
"Estamos analisando o papel que o Google e o Facebook desempenham no ambiente de notícias", disse o porta-voz a jornalistas, dizendo que o trabalho fazia parte do compromisso de produzir um acordo digital que estabeleça como as empresas e os indivíduos deveriam se comportar online.
"Como parte desse trabalho, examinaremos atentamente as funções, responsabilidade e status legal das principais plataformas de internet".
Um relatório divulgado nesta terça-feira pela consultoria Enders Analysis disse que 6,5 milhões de usuários britânicos de internet alegaram acessar notícias principalmente pelo Facebook.
O manifesto eleitoral de maio de 2017 prometeu um acordo digital "que equilibra a liberdade com proteção para usuários e oferece oportunidades ao lado de obrigações para empresas e plataformas".
"Vamos garantir que haja um modelo de negócios sustentável para meios de comunicação online de alta qualidade", disse o manifesto.
(Por William James e Paul Sandle)
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