Topo

Exposição de Paris retrata o 'ano das maravilhas' de Picasso

09/10/2017 16h32

ARTE-EXPOSICAO-PICASSO:Exposição de Paris retrata o 'ano das maravilhas' de Picasso

PARIS (Reuters) - Algumas das maiores obras de Pablo Picasso estarão expostas a partir desta semana em Paris, graças a uma exibição que retrata um ano crucial no qual ele se firmou como um colosso da arte do século 20.

"Picasso 1932: Ano Erótico" registra a criatividade prolífica do artista espanhol ao longo destes 12 meses, ao qual o mundo artístico se refere como o "ano das maravilhas".

Picasso produziu mais de 300 obras de arte em 1932, e a exibição no Museu Picasso de Paris mostra 100 delas. Entre elas está a obra prima "O Sonho" ? um retrato altamente erótico de Marie-Therèse Walter, amante do artista à época, adormecida.

Outro destaque é "Garota Diante do Espelho", também protagonizada por Marie-Therèse.

"Chamamos 1932 de o ano erótico porque Picasso usou o erotismo como uma força impulsora de sua pintura", explicou a curadora da mostra, Virginie Perdrisot, à Reuters.

"Estas obras, principalmente as pinturas, estão carregadas de um poder fortemente erótico e sexual, e é por meio deste poder erótico que Picasso produziu obras de arte ainda mais fortes e expressivas".

Muitos dos trabalhos em exposição foram emprestados de coleções particulares de museus do exterior ? a "Garota Diante do Espelho" raramente sai do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Picasso é amplamente considerado um dos artistas mais influentes do século 20, e 1932 também testemunhou duas grandes exibições de seu trabalho, uma em Paris e outra em Zurique.

(Por Mark Hanrahan em Londres)